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Jurídico e tecnologia voam juntos !

Guilherme Freitas, diretor jurídico da MRV Engenharia / Créditos: Linkedin

A atuação jurídica hoje no meio corporativo é muito mais ativa, participando diretamente das oportunidades comerciais, por meio da tecnologia. Essa é a visão do diretor jurídico da MRV, Guilherme Freitas.

O executivo contou, em entrevista ao site JOTA, a importância que o jurídico tem nos resultados da empresa, utilizando para isso sistemas que facilitam os atendimentos, vendas e processos de contrato.

“… com ajuda da nossa área de tecnologia, usar a inteligência artificial para ajudar a MRV a vender mais e vender melhor.”

Dr. Guilherme Freitas também pontua a relevância do olhar cuidadoso para com os clientes e a importância dos feedbacks rápidos fornecidos por eles; a tecnologia auxilia também na facilidade de lidar com contratos de formatos e linguagem acessíveis.

“O jurídico da MRV fica muito próximo das áreas de negócio, principalmente do comercial, para encontrar oportunidades, mas sempre com olhar de cuidado com o cliente.”

Acompanhe um trecho da entrevista

“Na sua visão, quais são os principais desafios do time jurídico da MRV hoje?

Eu acho que o nosso maior desafio é acompanhar a velocidade da empresa. A MRV é muito empreendedora, muito inovadora. Toda hora está lançando um produto novo, uma forma diferente de atuar. Então, o nosso maior desafio é acompanhar essa velocidade e dar agilidade nos retornos. A gente sempre tem a meta de reduzir o tempo de resposta, isso está sempre no nosso radar. Também temos a missão de fazer a gestão de indicadores e de gastos do jurídico, visando resultados e redução de custos.

De que forma vocês conseguem reduzir os custos da área?

Nossa atuação busca evitar os conflitos. Não só evitar, mas também fazer mais com menos. A gente tem que gastar o mínimo de energia possível com os problemas que chegam. Quanto mais cedo a gente consegue resolver os nossos problemas, principalmente com o consumidor, menos transbordo a gente tem desses problemas para o jurídico. É caro ter problemas no judiciário. As empresas, às vezes, não fazem essa conta.

Então, todas as iniciativas que a gente tem de desjudicialização geram uma redução de despesa muito forte. Quando os processos chegam aqui, se a gente identifica realmente uma oportunidade de acordo, a gente faz. Isso, obviamente, gera uma economia e uma reconexão com o cliente, que eu acho que é o ponto mais importante.

O departamento tem utilizado ferramentas de tecnologia e inteligência artificial para ganhar agilidade no trabalho?

A gente é muito tecnológico aqui na MRV, sempre foi. Toda a parte de atendimento, solicitação de contratos, análise de pareceres, tudo é feito dentro de algum sistema que facilita o nosso atendimento e a conexão com as demais áreas. Por exemplo, a gente tem sistemas aqui que permitem que áreas de negócio respondam algumas perguntas e já conseguem um contrato pronto e validado pelo jurídico para usar. Isso nos dá um ganho de agilidade enorme.

Em relação à inteligência artificial, no ano passado, todo mundo estava focado muito em utilizar no contencioso, na gestão de contratos, de processos, né? Mas esse não é o nosso foco. O nosso foco é, com ajuda da nossa área de tecnologia, usar a inteligência artificial para ajudar a MRV a vender mais e vender melhor. Por isso, nós estamos pensando em como levar para o corretor, lá na ponta, informações mais claras e mais rápidas, para caso haja alguma dúvida jurídica na hora da venda, ele consiga sanar na hora.

As funções do jurídico de uma grande empresa hoje são diferentes de quando o senhor começou na carreira?

Mudou muito. Quando eu entrei nesse mundo corporativo, em 2007, há quase 20 anos, o jurídico era visto de outra forma, era mais um consultor, um conselheiro, para situações em que a empresa precisa tomar uma decisão. Era muito numa lógica de ficar ali, ao lado do negócio, dizendo se podia ou não fazer algo. Hoje, a gente está dentro da estrutura de tomada de decisão da empresa, em pé de igualdade com todas as outras áreas.

Na MRV, hoje a gente apoia muito a estrutura de negócios a achar caminhos para conseguir realizar negócios de forma muito mais rápida e muito mais segura. Ao longo dos últimos anos, a MRV tem tido um foco muito grande em rentabilidade, geração de caixa, então é importante que nós do jurídico também tenhamos esse foco no nosso dia a dia, de achar oportunidades nas áreas da empresa, mas também fora.

O jurídico da MRV fica muito próximo das áreas de negócio, principalmente do comercial, para encontrar oportunidades, mas sempre com olhar de cuidado com o cliente. O nosso cliente vai morar dentro de um produto nosso para o resto da vida, a nossa responsabilidade é muito grande.

A gente tem, inclusive, um projeto super bacana, que foi uma reestruturação do contrato de compra e venda do imóvel. Antigamente, era um contrato muito seco, longo, às vezes complexo para o cliente, com muitos termos jurídicos, que normalmente as pessoas não têm compreensão. Há cinco anos, a gente pegou um contrato de 22 páginas e transformou em um contrato de 6 páginas, 7 páginas, muito mais simples. Com uma linguagem mais simplificada, conversando com o cliente.

Em uma segunda etapa, a gente começou a trazer aspectos visuais para o contrato, para facilitar ainda mais a compreensão do cliente. A gente coloca gráficos e imagens para tornar mais tangível aquela informação.

Com essa mudança no modelo do contrato para clientes, vocês perceberam algum benefício para o negócio?

Não só gera menos ruído com o cliente, como acho que é um diferencial de negócio para a MRV. A pessoa que sai de um stand de uma concorrente e depois entra no nosso e vê um contrato colorido, cheio de imagens, têm uma percepção de que as informações estão claras ali, isso passa mais confiança.

A gente já teve feedbacks maravilhosos dos nossos clientes em relação ao contrato, e isso é muito gratificante. As pessoas falam não só do formato, da linguagem, mas também da facilidade na assinatura, porque hoje podem assinar de casa, do celular, de onde quiserem.”

A tecnologia não é só uma ferramenta, é uma aliada necessária para o crescimento das vendas, fidelização de clientes e sucesso da empresa.

Conheça mais o Mó Papo Digital, estamos à disposição para ajudar sua empresa.

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